domingo, 14 de abril de 2013

Força do hábito


Não me lembro de dormir uma noite inteira no sofá.

Pelo menos na casa dos meus pais, sempre que cochilava 

e começava a sonhar, meu sono era drasticamente 

interrompido por um ¨vai para a tua cama, filha¨.


Sei que a intenção era boa e que as camas são

mesmo mais espaçosas, mas até hoje não entendo por que

dormir na sala era um grande problema.

Por mais suave que fosse o tom de voz da minha mãe, 

a peregrinação até o quarto era sempre dolorosa, 

e, na minha cabeça, o sono é que deveria ser respeitado, não o sofá.


Imagino que deva haver alguma cláusula secreta

no estatuto da boa mãe, o mesmo que discorre sobre

as também misteriosas razões para secar a louça,

que impeça rigidamente o acúmulo de funções entre os móveis da casa.

Ou talvez seja alguma superstição do tipo

“quem dorme na sala não dá certo na vida”.


De qualquer modo, quero dizer que sou contra e 

gostaria de alertá-los sobre os efeitos colaterais dessa técnica

aparentemente inocente. 


No último final de semana,

ao encontrar a minha mãe cochilando sentada, 

não consegui resistir ao impulso e sussurrei baixinho:

“Mãezinha, vai pra tua cama.”

Só hoje me dei conta do absurdo.

Teria sido muito mais coerente dizer: “Deita, querida.”


5 comentários:

  1. Sempre repudiei veementemente esta atitude "inocente" das mães!

    A glória foi quanto eu vim morar sozinho em Florianopolis... 9 anos depois, eu ainda me pego dormindo longas horas no sofá! Sem ninguem dizendo "vá para a cama"...

    Quanto às misteriosas razões para secar a louça, também repudio... O escorredor faz essa função tão bem! Não compreendo porque deixar os copos com aqueles fiapos do pano de prato, se a própria "natureza" pode secá-los! hehe

    um excelente texto para começar a semana..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vinícius! Sempre achei que a combinação escorredor+passar do tempo faz o trabalho muito melhor que eu, mas vai convencer a Dona Ana... Um beijão e boa semana!

      Excluir
  2. Um belo texto acompanhado de um bom comentário. PArabéns :)

    ResponderExcluir
  3. "Imagino que deva haver alguma cláusula secreta no estatuto da boa mãe, o mesmo que discorre sobre as também misteriosas razões para secar a louça, que impeça rigidamente o acúmulo de funções entre os móveis da casa. Ou talvez seja alguma superstição do tipo “quem dorme na sala não dá certo na vida”.
    De qualquer modo, quero dizer que sou contra" KKKKKKKKKKKKKKKKK MORRI!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...