sábado, 4 de maio de 2019

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.
Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu.
Desemprego mata a auto-estima. Você passa horas procurando vagas, mandando currículos, ajustando cada descrição para parecer o candidato perfeito e nada. Nenhuma ligação. Dia após dia, a menos que você esteja muito bem preparado para essa situação, a fé na sua própria experiência começa a se desintegrar. É difícil manter o entusiasmo diante de uma rotina tão frustrante: para cada posição que você tem chances, existem pelo menos dez que você não tem.
E então o telefone toca. Boas notícias. Você marca uma entrevista para o dia seguinte e a ansiedade é tão grande que você mal consegue dormir. Você chega lá antes do horário e repassa na cabeça o que vai dizer. A conversa vai bem e eles te oferecem a vaga. Mesmo que a primeira impressão não tenha sido o que você esperava, porque você não está 100%, você aceita o trabalho sem fazer muitas perguntas.
Foi o que eu fiz e já adianto: não vale a pena. Bastaram pouquíssimas horas para que eu conseguisse perceber que tinha deixado passar um aspecto simples, mas absolutamente necessário: a honestidade. Se eu fosse resumir, diria que era uma escola em que os alunos não precisavam estudar e os resultados já estavam garantidos. Eu não precisaria me preocupar: todos seriam aprovados. Minha função seria vender algo que eu jamais compraria.
Como, claro, eu seria paga por isso, passei a noite toda tentando achar um ponto de vista mais amigável para enxergar essa história. Depois de várias considerações bem incômodas, cheguei à conclusão de que único ângulo decente seria do lado de fora. A ideia de oferecer esses cursos me pareceu horrorosa não porque eu seja uma má vendedora, mas porque eu definitivamente não lido bem com mentiras. Na minha opinião, existe diferença considerável entre convencer e iludir. Faço parte do grupo dos que acham melhor parecer ingênua do que ser “muito esperta”.
Essa foi a primeira vez que eu pedi demissão antes mesmo de assinar o contrato. Descobri que estar sem um cargo pode acabar com a auto estima exatamente da mesma forma que um trabalho que te obriga a agir contra os seus próprios valores.

Hoje eu perdi um emprego e ao mesmo tempo encontrei uma razão para me orgulhar de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...