quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O cabelo das mulheres

Mulher ama cabelo.

Mulher folheia revista só para olhar o cabelo de outras mulheres.
Mulher se encanta com os cachos da modelo da propaganda de tinta.
Mulher comenta o cabelo da amiga.
E fica louca quando passa em frente a uma loja de perucas.

Mulher entende a diferença entre passar e botar silicone,
Mulher conhece várias maneiras de fazer luzes.
Mulher sabe que um penteado pode salvar um vestido.
E que não há beleza que sobreviva às trancinhas de Porto Seguro.

O mexer dos cabelos fala.
Passa-se a mão quando a conversa é boa.
Enrola-se com o indicador quando está tudo chato.
Prende-se quando se quer parecer comportada.

Mais que um fio de queratina,
O cabelo determina o bem-estar feminino.
Não conheço quem não odeie cachinho de cabelo novo,
franja arrepiada e pingo de chuva.
Todas amamos uma escova bem feita.

Cabelos traduzem desejo de mudança
As loiras fazem mechas escuras;
As morenas, reflexo;
As lisas, enrolam e as enroladas... bem, agora que inventaram a escova progressiva não existem mais.

É por todos esses significados que eu me irrito tanto com cabeleireiros
Eles têm o dom de fazer o que a gente não pediu.
Se a gente diz "branco" eles fazem "dourado",
Se a gente fala "escorrido", eles deixam "natural"
Se a gente implora "só as pontinhas", eles entendem "no ombro".

Dá vontade de morrer de ódio, de pular da cadeira, de chorar
Mas a gente se controla, paga e ainda agradece.
Deixa.
Eles nunca entenderiam a complexidade do que está na nossa cabeça.



2 comentários:

  1. EU EXISTO SARINHAAAAAAAA
    LISA NO INVERNO E ENROLADÍSSIMA NO VERÃO!!!!EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!
    MEGA SAUDADE!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tenho problemas com os cabeleireiros.
    Eles não entendem que não estamos simplesmente cortando os cabelos, e sim dando uma cara a nossa vida.
    Quando se que mudar, se começa pelos cabelos.

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...