domingo, 28 de junho de 2009

Gavetas Virtuais



Onde ficam guardados os e-mails que você recebe?
No Gmail.
E onde fica o Gmail?
Na Internet.
E onde fica a Internet?
Em lugar nenhum.

Era assim que eu pensava que as coisas funcionavam. Achava que os textos, fotos e informações que a gente coloca na Internet estariam boiando na rede. Como? Não sei. Minha crença era quase religiosa. O mistério da fé, para mim, era acessar a minha conta...

Demorou muito tempo para que eu descobrisse que não é bem assim. Como o próprio nome diz, é uma rede. Os computadores estão conectados e o que a Internet faz não é "entrar nos sites que estão no ar (ou seria no mar?)", e sim puxar os sites que estão guardados em computadores ligados 24 horas por dia. Por isso, quando você cria um site, precisa pagar um aluguel para uma empresa hospedá-lo. Hospedar é arquivar o site dentro de uma máquina sempre conectada à Internet. Caso contrário, se você desligasse o computador, seu site não poderia mais ser encontrado.

A partir desse conceito, fica um pouco menos complexo entender como o Gmail e o Orkut funcionam. Quando se abre uma conta, você ganha o direito de armazenar seus dados em computadores deles. Ao fazer o login, pode mexer nesse espaço de memória que é seu. Os seus amigos conseguem ver o seu profile e deixar recados para você pois a máquina que guarda as suas informações está ligada também.

Revelador, não?

Um comentário:

  1. Oulhaaaa, e nao e' que e' interessante mesmo? Eu nunca tinha pensado nisso hahaha Mas faz sentido, ne? Ate' hoje nao consigo entender certos aspectos da tecnologia. Como e' que a gente 'manda' um email? E as fotos digitais?

    Je-sus, muita coisa!

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...