quinta-feira, 11 de junho de 2009

Vale o que for subitamente

"De novo" não é inédito, é repetido. O significado contraria a origem da palavra. Passei a vida toda usando essa expressão e só fui perceber isso ontem. Estava lendo um livro antigo e encontrei "novamente" no sentido de "pela primeira vez". Pareceu-me tão coerente. Esquisito é usar "novamente" quando queremos dizer "pela segunda vez"ou "mais uma vez."

***

Não há nenhuma novidade no que fazemos de novo. "De novo" sai com água. Não lembro do meu segundo beijo, nem do segundo dia na escola, nem da segunda vez que comi Mc Donald´s.
O que não é inédito na nossa história vira nota de rodapé, Times New Roman, fonte 3. Só as primeiras impressões abrem novos capítulos, com direito a negrito e caixas altas.

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso. E concordo com o que vc disse. Mas às vezes a nossa alegria é por justamente uma coisa se repetir. Quando a gente gosta muito, muito de algo, a gente quer aquilo novamente. E todas as vezes que a gente tem aquilo, a gente percebe algo de diferente, que a gente não tinha visto ainda. É como se todas as vezes, mesmo que se repetindo, aquilo fosse algo novo...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como pode a gente nao seguir as palavras ao pe' da letra, ne'? Nunca havia visto "novamente" dessa forma. E e' verdade... faz muito sentido ;)

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...