segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Momentus Motel contrata

Já devia ter desconfiado. Estava tudo no currículo. Pró-atividade, gosto pela inovação e apaixonado por tecnologia. O curso superior talvez o tornasse qualificado demais, mas parecia um menino bom. Chegou no horário, coisa rara, e logo no início da entrevista acomodou os cotovelos na poltrona e cruzou as pernas como um empresário de sucesso, o que ficava até bem engraçado para um garoto de 21 anos.

O entusiasmo dele era contagiante. Falou dos fundamentos do Marketing e da importância de entender as mudanças de mercado com uma vontade quase incompatível com a natureza da vaga. A grande oportunidade aberta era o cargo de assistente de comunicação no Momentus Motel, situado na não menos glamourosa Rodovia Raposo Tavares. Mesmo assim, como o salário era razoável, não faltaram candidatos. Entrevistou diversos, todos com bastante experiência, mas acabou escolhendo Raphael por causa desse brilho no olho que ela não via há tempo. “Juro que você não vai se arrepender”, disse ele quando soube que começaria na próxima quarta. Ela sentiu uma pontinha de remorso. “Ahh, talvez você vá...”, pensou em silêncio, ironicamente.

O trabalho não era um martírio, mas estava longe de ser inspirador. Todo dia era a mesma coisa: mandar releases sobre novidades (leilão de virgindade de boneca inflável, suíte interativa para troca de casais e outras bizarrices), divulgar o cardápio da promoção "almoço grátis" e resolver os perrengues com o pessoal do Juizado de Menores que de vez em quando aparecia por lá. Também tinha que enviar os e-mails dos aniversariantes do cartão fidelidade e colocar a culpa no sistema toda vez que uma esposa ligava indignada para saber que porcaria de cartão era esse.

Na primeira semana, tudo correu muito bem. Rafael era o primeiro a chegar, com camisa sua camisa bem passada abotoada até em cima, sapato social e uma calça jeans meio justa demais. “Tem que se posicionar, não é Sil?" perguntava apressado, deixando evidente que se sentia muito elegante. “Sílvia”, corrigia a chefinha no auge dos seus 36 anos, um pouco irritada com a audácia do recém contratado assistente. Tudo bem, ninguém é perfeito, e, além do mais, faltava só uma semana para as suas férias. Ia passar o fim de ano no interior de São Paulo e Raphael ficaria responsável. 

Nos dias que se seguiram, o moço continuou aplicado e se mostrava cada dia mais eufórico com um curso de marketing digital que tinha baixado na internet. Quando chegou sexta-feira, Silvia passou todas as orientações e, ao final, disse a frase da qual se arrependeria profundamente:
– É isso aí, Raphael. Agora é você manda.

Não demorou para que o assistente resolvesse mostrar toda a proatividade que constava no currículo. Sua primeira atitude foi criar a fanpage do Momentus Motel e introduzir a empresa no mundo digital. Como se não bastasse, pegou a lista do cartão fidelidade e convidou um a um para curtir a página. Divulgou o frango parisiense do almoço grátis com uma sacadinha cretina: “Nesta segunda, vamos além do frango assado” e, na quinta, o trocadilho foi ainda pior: você traz o filet, a lasanha é por nossa conta. Na dúvida sobre a decoração da suíte 17, bolou um quiz: Romantismo dos anjos ou a imponência das colunas greco-romanas? Quem quer romance curte, quem prefere a classe compartilha. O trabalho não parou só no Facebook, integrou todas as redes sociais. No Twitter, decidiu que a estratégia seria posicionar através dos famosos. "Olha aí o @atacanteJorginho provando que gosta mesmo de pelada #bonsmomentus". Ainda nessa onda de convergência, criou um blog que contava os bastidores do motel.

O primeiro post era mais ou menos assim:

“O amor não tira férias e aqui no Momentus não é diferente. No Natal, o movimento diminui, todo mundo aproveita em família e bate peso na consciência. Réveillón é sempre uma loucura, a portaria fica cheia de namoradinhos pedindo a suite Paixão, um excelente custo/benefício. Na primeira semana de janeiro, o fluxo volta ao normal. O público diferenciado volta de férias e vem matar a saudade fazendo hora extra. Dá só uma olhada nessa fila.”

A imagem mostrava um monte de carrões esperando a sua vez de pagar. Em destaque, a BM do vice governador evangélico, que acabou virando capa de jornal. Para piorar, acompanhado de uma moça que nem de longe parecia sua senhora. Por causa dessa foto, Sílvia teve que voltar às pressas e logo foi falar com Raphael para entender o que tinha acontecido. Ao saber da polêmica, o assistente vibrou: repercussão nacional, mídia espontânea, custo zero. Ficou indignadíssimo quando, apesar de tanto esforço, foi dispensado de suas funções. “Cabeça pequena”, saiu resmungando ao deixar a salinha calorenta da comunicação. Enquanto apagava todos os vestígios nas redes sociais, já com mais de 300 seguidores, Silvia pensou em escrever sobre as aplicações do marketing no segmento, mas logo percebeu que tudo o que precisava saber podia ser resumido em três frases curtas.

1 - Aqui não se ouve nada.
2 - Aqui não se vê nada.
3 - A única coisa que realmente aparece é essa placa de neon horrorosa.


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