terça-feira, 18 de outubro de 2011

Não é consenso. É clichê.

“Eu te amo deve ser a mentira mais repetida do mundo",

uma amiga comentou.

Pensei no mapa, nas diferentes línguas,

nas traições que deviam estar acontecendo

naquele momento ao redor do mundo

e me convenci instantaneamente.



“Eu te amo” salva a moça no fim do filme,

redime os arrependidos e os apenas culpados,

representa a infalível vitória do amor, esse que a gente tanto busca.


Namoros começam e casamentos resistem por causa dessa frase.

“Eu voltei porque eu te amo”

“Eu menti, mas eu te amo”

“Tudo que eu sei é que eu te amo”.

Funciona mais ou menos como um antídoto,

como uma palavra mágica tão reluzente quanto fogos de artifício.

A gente se encanta com o brilho

e nem se pergunta o que está por trás da ofuscante claridade.


Eu te amo pode significar “Eu te admiro”,

“Eu morreria por tua causa”,

”Eu me sinto dependente do teu cuidado”,

“Eu ficaria feliz se nós pudéssemos passar a vida inteira juntos".


Pode significar tudo isso ou,

no pior dos casos, o inverso disso tudo,

uma frase de efeito usada para dissimular,

o chantilly de um bolo azedo.


Na maior parte das vezes, é uma expressão cotidiana

que cai muito bem antes de desligar o telefone.

Eu digo, ele responde. Resolvido.

Sorrimos a ilusão da reciprocidade.

Com significados assim tão vagos,

fica impossível ter a certeza de que somos correspondidos.

4 comentários:

  1. EU TE AMO...com milhoes de significados, BEM DOCE e com juras de eternidade!

    ResponderExcluir
  2. "Mentiras sinceras me interessam"...

    --

    "Eu também" deve ser a segunda mentira mais repetida do mundo.

    O "amor" é, como tudo, uma construção humana. E como todas as construções humanas, imperfeita.

    O problema - se é que isso é um problema - é que as mulheres quase sempre fazem valer a sua fragilidade e esperam dos homens algo que eles não podem dar, e não podem dar apenas pq esse algo não existe no mundo concreto, apenas no mundo das idéias.

    A indústria do entretenimento - novelas, comédias românticas e canções do Chico Buarque - identifica bem o seu público alvo, e faz as mulheres acreditarem em "amor" eterno. O detalhe é que esse "amor" eterno dura 90 minutos.

    O mundo real é diferente. Somos animais. Por mais que usemos a razão, agimos por instinto.

    As mulheres nos cobram algo que nem elas podem dar.

    "Os homens são todos iguais", assim como todas as mulheres, e todas as gorilas fêmeas.

    Assim que nos libertarmos das amarras de um mundo irreal, construído por nós, seremos mais felizes.

    Enquanto isso não ocorre, passamos o tempo com belos textos como esse seu.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando, você deveria abrir para comentários anônimos.

    ResponderExcluir
  4. "o chantilly de um bolo azedo"...essa menina e demais!
    Beijao Sarinha!

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...