sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vida plana

Ontem eu fui a um show e fiquei na primeira fila,

ao lado de um homem que,

mesmo na primeira fila,

conseguiu não ver o show.


Do início ao bis, ele segurou o celular no alto

e permaneceu atento à tela de 5 centímetros.

Na imagem do seu telefone,

o vocalista ficou azul e do tamanho do meu polegar.

Ainda assim, ele escolheu gravar o show.


Eu não consigo entender essa obsessão pela imagem.

Eu não consigo entender essa contradição:

Enquanto o cinema se esforça para alcançar as três dimensões,

a vida real se achata em um visor de telefone.


Desde que surgiram as câmeras digitais

Estamos possuídos pelo incoerente desejo de captar.

Gravamos e fotografamos tudo, o tempo todo,

como se ver e viver não fosse mais suficiente.

Gastamos tanto tempo tentando eternizar momentos

que obrigatoriamente os deixamos escapar.


Tenho medo de que, no futuro,

as pessoas percam a capacidade de olhar diretamente.

E que para assistir a um show em três dimensões

seja necessário ir ao cinema.


***
PS: Dividi as frases dessa maneira para fazer um teste. Como geralmente escrevo textos grandes, queria deixá-los mais fáceis de ler. Eu agradeceria muito se quem conseguiu chegar até aqui me desse a sua opinião.

6 comentários:

  1. Dá pra imaginar vc gravando esse pensamento no seu celular pra não esquecer da exata sensação que sentiu... Você sabe que sou fã né?! O texto ficou mais fácil de ler, mas sou suspeita! Besos chica, volta logo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. sarinha,
    achei melhor a distribuição das palavras.

    um dia estava em um churrasco e perguntei para o pessoal: kd a máquina?! e a dona da casa respondeu: "minha mãe disse, que ao ficar tirando fotos o tempo todo, perdemos um pouco os momentos..." fiquei com aquilo na cabeça...

    agora lendo seu texto... vejo que ele tem muito sentido... beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. sarinha! eu te procurei hoje, no teu orkut e encontrei um recado antigo. aí vi as tuas fotos de gatos e cães. resolvi procurar onde a sarah de mostra mais! entrei aqui, e fiquei tão feliz em ver que continuas escrevendo, e coisas interessantes e gostosas como sempre! eu adorei este seu texto, estou no fim do dia de trabalho e fiquei arrepiada, sem mentira. assim como fico as vezes com umas fotografias e umas musicas. gostei muito e adorei a crítica, queria publicá-la, e com certeza farei esta reflexão com meus amigos no próximo barzinho. é isso que acontece quando alguma coisa me faz sentido. gosto desta tua indignação inteligente e delicada, ela entra sem ser agressiva. gostei do formato também, parece que entre as linhas separadas encontramos espaço para um encontro com a nossa própria realidade.

    um beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  5. Li até o fim e achei ótimo!!! Realmente, estamos perdendo o senso!

    ResponderExcluir
  6. Título PERFEITO!

    Fico revoltada com isso, sem contar que atrapalham quem realmente foi assistir.

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...