sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Português do Brasil

Quantos idiomas existem dentro do Brasil? Quem já viajou para longe sabe que esta é uma pergunta difícil de responder. No país, todos falamos Português, mas isso não garante que seremos entendidos em todo o território nacional. Cada região possuiu uma enorme gama de expressões, sotaques e gírias que enriquecem a nossa cultura e tornam a nossa língua tão interessante.
O Brasil é marcado pela miscigenação e essa mistura influenciou nosso modo de falar. A vinda da família real para o Rio de Janeiro deixou como legado para os cariocas o R aberto e um S bem peculiar. No Rio Grande do Sul, a predominância espanhola fez com que o L mantivesse seu som característico, não sendo substituído pelo som de U, como acontece em Santa Catarina. O sotaque paranaense, por sua vez, conserva o som das vogais no final das palavras.
Já os regionalismos são as expressões são muito comuns em determinados lugares, mas que soam muito esquisito em outros. O tanso de Florianópolis é o abestalhado de Salvador. O moleque do Rio de Janeiro é o piá do Paraná e o guri do Rio Grande do Sul. O mó do paulista é o tri do gaúcho e assim por diante.
Do mesmo modo como a língua se altera conforme o espaço, o tempo também influencia nas transformações do idioma. O “cri-cri” de ontem é o mala de hoje. Supimpa era legal “à beça” nos anos 60. O “massa” da década de 90 foi substituído por “da hora” mas ninguém sabe ao certo até quando essas expressões vão se manter que “crista da onda”. Só me resta uma certeza: meus filhos vão achar cafona.

3 comentários:

  1. Bah, me cai os butiá dos bolso cada vez que os gaudérios abrem a boca. Eu quae nunca entendo nada.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Minha mãe é de Santa Catarina. A vida inteira eu soube o que era "tansa". Mas tenho amigas que já se assustaram e não entenderam quando eu usei essa expressão.

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...