terça-feira, 4 de novembro de 2014

A moça do metrô não tinha um braço.


A moça do metrô não tinha um braço. Reparei quando cheguei mais perto. Estranhei o brilho da unha pintada e só depois percebi a prótese de plástico que, embora imitasse todas as ranhuras de uma mão humana, não parecia, em nenhuma instância, humana.

Seu movimento, com o andar do trem, não condizia com o corpo da moça. Permanecia semi aberta, congelada na eminência de pegar alguma coisa, balançava dura as unhas coloridas. A moça parecia cansada, como todos naquele vagão. Fiquei pensando na sua rotina. Teria lavado o cabelo com uma mão só, assim como vestiu a meia-calça e abotoou a camisa de cetim. Arrumou-se bastante, mas, pelo menos para mim, foi impossível não notar a falta. 

Tentei olhar com mais carinho para a prótese que a princípio me pareceu assustadora. Era a mão da moça. Assim como eu tinha a minha. Reparei nos meus dedos avermelhados pela pressão da sacola, as veias saltadas no dorso. Lembrei que eu tocava. Que eu sentia. Fazia poucas horas que havia amanhecido e eu já tinha precisado tanto de tudo.

Fui inundada por aquela sensação de egoísmo que sempre me percorre quando eu lembro do quanto eu tenho a agradecer. É esquisito: a gente se sente tão inteira, mas é tão limitada. A moça do metrô não tinha um braço. Precisei vê-la para lembrar dos meus. 

 

4 comentários:

  1. Fiquei de comentar ao lê-la noutra ocasião. Esse texto emocionou-me e em algumas passagens recordei que certo dia também vivenciei o impacto ao deparar-me com pessoas vítimas de amputação tendo me ocorrido similares pensamentos e de mais trágico na primeira oportunidade foi justamente, a aberração do contraste com um membro normal. Tamanho, cor e etc. Uma prótese para corrigir um trauma e a causar-nos um outro, a de constatar que muitas vezes julga-mo-nos incapazes e deficientes quando na verdade somos perfeitos e abençoados por ter tudo o que temos e nada em vias de nos ser abrevados. Amei sua crônica.

    ResponderExcluir
  2. CRÔNICA DO COTIDIANO COMO EU GOSTO . PERCEBER NO OUTRO NOSSAS IMPERFEIÇÕES !
    CRÔNICA COM POUCAS PALAVRAS . NOS USA DENOMINAMOS DE CONTOS CURTOS .POUCAS PALAVRAS CONTAR A HISTÓRIA DE UMA VIDA . PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. No comentário anterior nesta crônica, onde lê-se - abrevados, leia-se "abreviados".

    ResponderExcluir
  4. Realmente precisamos agradecer mas, reclamamos de barriga cheia!

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...