quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Discurso de formatura do 3º ano


A parte que eu mais gosto era assim. Continua sendo sincera, mesmo depois de tantos anos.


...Talvez nós não façamos mais provas, 

mas a vida continuará nos testando diariamente. 

Hoje é a matéria que termina, não o aprendizado. 


Assim, só me resta desejar que vocês esqueçam 

a transcrição fonética, mas não o significado 

da palavra respeito e, ao sentir a saudade que 

o inglês não traduz, encontrem amparo na certeza de 

que tempo e espaço são relativos.


Que vocês entendam que a felicidade é um 

bem que se multiplica ao ser dividido e 

se encantem com a ideia de que o infinito nunca está contido.


Por mais que Berzelius ou Mendeleev 

se tornem nomes perdidos na memória 

guardem para si que é através da união que se conquista

 a estabilidade e percebam que, independente do 

número de fusos horários, se o Sol nasce para todos, 

não é mera coincidência.


Eu espero que todos os milagres da Ciência não os façam 

menosprezar o amor ou ignorar o milagre que é 

simplesmente estarmos vivos.

Por fim, que sejam sempre os sujeitos dos seus predicados, 

conscientes de que são as nossas ações e reações 

que escrevem a História.



Eu desejo, com toda a intensidade, que a aspereza do mundo 

não esterilize os sorrisos e que o poder não corrompa os corações.

Que se tornar melhor seja o objetivo de cada amanhecer 

e que a felicidade, bem como o cansaço, venha junto com o por do Sol.

Que vocês façam dos seus ideiais estrelas distantes 

e se guiem por elas durante toda a vida.

Que a saúde os dê tempo; e a fé, coragem para realizar os sonhos.

Que ajam sempre segundo seus princípios para que a consciência

 não os impeça de dormir em paz e não pareçam: sejam.



4 comentários:

  1. Olá Sara,
    eis que estou aqui para te pedir desculpas pelo engano no teu belíssimo "Quase".
    Eu o tinha há algum tempo arquivado; a última frase , divina! Com certeza, vou consertar o erro meu e fazer um post com um link para o artigo do Observatório da Imprensa e ao seu Blog. E que história!
    Obrigada querida Sara, agradeço imenso o seu alerta!
    Você é excelente escritora e como, médica, cura o corpo e pela palavra, cura a alma!
    Apesar do erro que lamento, mas agradeço pois por tal,vc chegou ao meu Blog, que é para mim uma honra!
    Desculpa-me!
    Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sarah!
    Parece, então que andei equivocada este tempo todo, desde que o fantástico "Quase" me foi apresentado há alguns anos. Trago-o sempre comigo, tem sido uma fonte de luz nos dias mais escuros. Bem hajas pela ousadia de tentar abrir os olhos aos seres humanos mais adormecidos.
    Vou rectificar o erro.
    Beijinhos e muito obrigada pela chamada de atenção.

    Ana Paulo

    ResponderExcluir
  3. Sarah que coisa mais linda esse discurso. Acho que é o primeiro discurso que vejo na minha vida que não é cheio de clichês. Que discurso rico em metáforas, inteligente, usando os termos que aprendemos na escola. Maravilhoso! Parabéns, parabéns e parabéns! Eu não tenho dúvidas de que vc é uma pessoa especial, com uma sensibilidade e doçura incríveis. Eu te admiro muito. E que legal ler os comentário acima e ver que o 'engano'aos poucos está sendo desfeito. Já te falei isso, mas vou repetir, não tenho dúvida que seu trabalho será reconhecido não só pelo seu talento, mas pelo seu caráter, pela sua honestidade e o seu coração bom. Essas são de verdade as impressões que tenho de vc. Talvez eu nunca tenha falado pessoalmente, mas acho que meu olhar de admiração e respeito por vc acabam me entregando.. hehehe! Parabéns, sucesso! Vc é demais.

    ResponderExcluir
  4. Palavras consistentes e tocantes, parabéns.

    ResponderExcluir

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão.

Ontem eu achei um emprego. Hoje eu pedi demissão. Vou explicar o motivo para que vocês se saiam melhor do que eu. Desemprego mata a aut...